top of page
Buscar

Casal que brinca se fortalece

  • Foto do escritor: Pablo Adami
    Pablo Adami
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura


ree

Calma, já te explico sobre a foto da banana. Primeiro preciso dizer que, em um relacionamento amoroso (de qualquer gênero), brincar com o(a) parceiro(a) é uma forma de fortalecer a relação e tornar tudo mais leve.


Lá em casa, quando eu faço uma brincadeira e ela não gosta muito, eu digo que estou “incomodando fofo”. E no final, ela acaba sempre rindo, nem que seja depois que vira as costas balançando a cabeça e eu vejo aquele sorrisinho no canto da boca. O caso da banana é que ela não come banana caturra, só a branca. Então depois que eu comi algumas das bananas “dela”, um dia me deparei com um M escrito na casca, o que entendi que não era para eu comer. Foi pra já que completei a escrita, formando “mala” (risos).


Sabia que tem até pesquisas que mostram que casais que se “zoam” mutuamente (com respeito e respeitando o limite do outro) apresentam maior satisfação no relacionamento, tendem a ser mais felizes e mantêm relacionamentos mais duradouros? Interessante, né? 


Muito além da brincadeira, é importante ressaltar a comunicação assertiva, que equilibra clareza e respeito, favorece o entendimento e a resolução de conflitos. No entanto, quando se torna agressiva ou pouco assertiva, pode gerar mal-entendidos e dificultar o diálogo. Essa comunicação, está muito mais ligada a base da experiência do indivíduo com as outras pessoas e também consigo mesmo. Dependendo do entendimento de comunicação de um dos parceiros, esta, pode gerar conflitos entre os dois, ou ocasionar comportamentos evasivos, medos  infundados ou  ansiedades desnecessárias, em seus pensamentos, sentimentos e o agir de forma inconsistente.


Sendo assim, desenvolver uma comunicação e comportamento assertivo como um tipo de habilidade social, como um comportamento apropriado no qual o indivíduo pode expressar  o que sente, pensa, acredita ou  precisa, sem ofender os outros, abrindo possibilidades de diálogo e amizade e muitas brincadeiras entre o casal. 


A construção dessas conexões e comunicação mais assertiva, felizes e descontraídas exigem esforço e a Psicoterapia pode ajudar a tornar isso real no seu dia a dia.


 
 
 

Comentários


bottom of page